quarta-feira, 10 de julho de 2013

A cilada dos hotéis all inclusive

Não importa o quão workaholic você seja, um dia você irá tirar férias. E em algumas dessas férias você invariavelmente irá viajar, e precisará se hospedar em algum lugar. E a pergunta que muitos fazem é: vale a pena ficar em hotel all inclusive? Ou é melhor escolher um hotel básico e realizar tudo por conta própria?

A resposta deveria ser óbvia. Não, não vale a pena. Li alguns artigos sobre o tema que diziam que vale a pena em grupos específicos como pais com filhos pequenos, pessoas preguiçosas, gastadeiras. Eu serei mais enfática. Não vale a pena nunca! Eu não precisaria ter ido em um para chegar a essa conclusão.Mas como tive a oportunidade fui. E vou-lhe dar 7 motivos pelos quais você não deve ir.



1- O preço é altíssimo. Excluindo os hotéis lixos, as diárias para casal num all inclusive ultrapassam facilmente os 4 digítos. Isso por si só já deveria fazer você desistir de ir. Qualquer pessoa que dê valor ao próprio dinheiro e já tenha ido à alguma vez ao exterior sabe que gastar mais de R$1000,00 numa diária em hotel no Brasil é loucura. Uma viagem de uma semana num hotel desses pode custar facilmente uns 10k. Gente, com esse valor você vai com um acompanhante para Paris! Ok, vamos lá, talvez se você ganhar mais de 30k por mês pode achar plausível gastar isso num dia. Mas não é o que acontece. Quem ganha esse salário quer viajar para algo exclusivo, de alto luxo. E isso um all inclusive definitivamente não é. O que mais víamos por lá eram pessoas de classe média, que parcelaram em 10 vezes sem juros a viagem. Ou seja, ficarão quase um ano pagando por 1 semaninha mal usufruída.

2- As acomodações são simples, e não condizem com o valor pago. A diária do nosso hotel saia exatamente 1k. Eu deveria esperar um senhor quarto, não? Mas nosso quarto era simples. Consistia em uma cama king (que na verdade era formada por 2 camas de solteiro encostadas), uma poltrona, frigobar, TV, uma varandinha e um banheiro básico. Metragem pequena, e nenhum luxozinho! Em uma viagem anterior a mesma cidade ficamos em uma pousadinha com quarto semelhante, melhor localizada (esses hotéis grandes sempre ficam isolados) e com café da manhã incluso pagando 20% do preço. Ou seja, sobrariam 800 reais por dia para fazermos as outras refeiçoes e beliscar. Gente, com esse valor eu conseguiria comer nos melhores restaurante de São Paulo! Em uma cidade de menor porte então...

3- A comida é servida em buffet. Quando há um restaurante a la carte, as opções são limitadas. A qualidade é boa, nada mais do que isso (não digo só por mim, digo por todos os meus amigos que já passaram por um). Como o restaurante precisa agradar a todos os gostos, eles não são muito voltados a culinária local, preferem servir comida internacional. E, na minha opinião, conhecer a culinária local é parte fundamental de uma viagem. Não faz sentido viajar para uma região distante do Brasil para comer o que já como no dia a dia. O nosso hotel pecava muito nesse quesito! Além disso, os restaurantes tem horário definido. Não é possível aproveitar o dia e almoçar as 16h por exemplo. Ter comida 24h não significa poder escolher o que comer o dia todo. O que está sempre disponível são os snacks (entenda camarão pequeno, batata frita, bolo e 2 ou 3 opções de frutas).

4- Você vai engordar. Não dá pra escapar dessa. Tá certo que nas férias a gente sempre foge um pouquinho da dieta, mas como nosso ritmo de atividade aumenta compensa, e eu costumo voltar com o mesmo peso que fui. Dessa vez engordei um quilo. E olha que me controlei relativamente. Eu considero que comer bem faz parte da viagem, mas para algumas pessoas, parece que comer é o objetivo fim. Alguns grupos saiam do café da manhã e já iam bebericar e comer tira-gosto na piscina, ai almoçavam, comiam mais tira-gosto, jantavam... Não é a toa que já ouvi pessoas dizendo que engordaram 4 ou 5 kg em uma semana. Sério, alguém pode achar isso legal? Viajar de férias para descansar e na volta não entrar mais nas próprias roupas? Pensa quanto tempo você vai levar pra perder isso depois...

5- Ter direito à tudo significa que você vai pagar por tudo, mesmo que não usufrua. Essa é a maior justificativa para o valor tão alto das diárias. Pensa só, você pagaria por um recreador se não tivesse filhos? Pagaria por uma quadra e equipamentos de tênis se odiasse praticar esportes? Pagaria por toneladas de cerveja e caipirinha mesmo se não bebesse alcool? Quem fica nesses hotéis paga. Por mais que você tente, nunca irá usufruir de tudo o que o hotel oferece. A conta é dividida por todos. Você irá rachar a conta com aquele gordão que trouxe dois remelentos e que em um dia bebe mais cervejas a beira da piscina do que você consegue beber em toda a sua vida. Você irá pagar por aquele jantar que você não comeu pois decidiu dar uma volta no centro da cidade.

6- O desperdício é enorme! O fato de ser tudo incluso leva algumas pessoas a acharem que tudo é de graça. É comum ver pessoas com pratos enormes que são deixados quase pela metade. Ou alguém largar um copo de cerveja quase cheio porque esquentou um pouco. Isso aumenta o consumo por pessoa, e adivinha quem paga a conta no final?

7- Você fica preso ao hotel. Ok, não há nenhum corrente física, mas há uma certa corrente psicológica que te prende ao lugar. Ainda mais se você for mão de vaca como meu marido. Convence-lo a conhecer os arredores foi tarefa difícil. Jantar fora então, mas difícil ainda. Como já conhecia a região não fiquei muito frustada com isso. Algumas pessoas até fazem bastante passeios fora. Mas não adianta, o seu índice de aproveitamento da região sempre será menor do que alguém que optou por pagar somente a hospedagem...

E aí, alguém continua com alguma dúvida de que gastar seu suado dinheiro com isso não compensa?

10 comentários:

  1. É, dinheiro no ralo.
    Pra onde você foi? Pode divulgar?
    E o hotel tbm.. assim é uma furada pra evitar.

    Tenho um casal de amigos que foi pro Caribe e pegou um desses All Inclusive, e não reclamaram não.
    Mas depende do que vc quer mesmo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu prefiro não dizer exatamente o destino. Mas conversei com alguns amigos que conheceram hotéis de várias regiões do Brasil e a experiênia foi bem parecida. Alguns poucos até gostaram disso (vai entender, cada um é feliz de um jeito, mas a experiência semelhante).

      Cheguei a ir uma vez a um hotel no Caribe all-inclusive. A qualidade era infinitamente superior. Diversos restaurantes a La Carte, qualidade da comida e atendimento impecáveis, suites maravilhosas (enormes, chão de mármore, hidromassagem, cama king de verdade, serviço de quarto). Ou seja, o oposto do que eu fui no Brasil. Foi um dos dinheiros mais bem gastos da minha vida, apesar de ainda não ser o meu estilo de viagem preferido.

      Agora all inclusive aqui no Brasil? To fora, nunca mais!

      Excluir
  2. Mas já é de conhecimento geral que patricinhas só gostam de exclusividade e status!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hueheuheuheuhe

      Se desse pra curtir em curtia.

      Excluir
    2. Troll engraçadinho!

      Eu não sou nem um pouco preocupada com status. Agora esperava um pouco de exclusividade sim, pelo preço que paguei e pelas experiências que já tive no exterior. O problema é que o povo brasileiro já tá acostumado a pagar caro por produtos e serviços de qualidade duvidosa. Assim fica difícil as coisas melhorarem...

      Excluir
  3. Parabéns pelo Blog! Muito difícil encontrar um mulher com esse pensamento.Maioria é consumista e não poupa nada, além de não saberem investirem.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Fiquei curioso também para saber o hotel e o destino, pq minhas experiências foram diferentes, especialmente no Bahia Príncipe Esmeralda de Punta Cana.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eu quase parei de ler qdo vc escreveu 4 dígitos a diária.

    Realmente, não vai valer à pena NUUUUUUUNNNNNNNNNNCCCCCCAAAAAAAA

    Em janeiro passei um fds numa pousada em Búzios, na praia de Geribá, com café-da-manhã e a menos de 5min da praia: 3 diárias por R$ 900 (casal).

    Essa galera é mto sem noção. Depois reclamam q não conseguem sair da corrida dos ratos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro você foi com o Troll para pousada da Jussara em Iguaba, mas porque você insiste em mentir que foi para Geribá!

      Excluir
    2. Na verdade, anônimo, vc me lembrou bem; não foram 3 diárias, foram 4! Quinta-domingo!

      Excluir